Administrador
Notícia
Após três meses de alta, confiança do consumidor recua 3,0%
O levantamento foi realizado entre os dias 02 e 20 de janeiro em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.
Após três meses de alta, a confiança do consumidor apresentou queda em janeiro, atingindo 116,0 pontos no mês, frente aos 119,6 pontos apurados em dezembro.
De acordo com os dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta quarta-feira (25), o recuo foi de 3,0%, sendo que a redução reflete, principalmente, a queda na intenção de comprar mais bens duráveis.
Neste sentido, a parcela de consumidores que pretendem comprar mais bens duráveis caiu de 19,5% para 15,9%, já a dos que pretendem comprar menos subiu de 31,3% para 37,8%.
Com o resultado, o ISA (Índice de Situação Atual) passou de 140,7 pontos em dezembro, para 137,4 pontos em janeiro, um recuo de 2,3%.
Futuro
Considerando as expectativas em relação aos próximos seis meses, o índice daqueles que preveem melhora passou de 108,6 pontos para 104,9 pontos, ou seja, no período, o IE (Índice de Expectativas) teve queda de 3,4%.
Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.
O levantamento foi realizado entre os dias 02 e 20 de janeiro em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.