Administrador
Notícia
Cerca de 80% dos pequenos empresários brasileiros estão otimistas
Os melhores resultados são esperados pelos pequenos negócios do setor da Construção e pela Indústria
Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelou que apesar da retração da atividade econômica do País, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) estão otimistas. Segundo o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios, 78% dos empresários esperam ampliar ou manter o faturamento nos três primeiros meses deste ano.
Os melhores resultados são esperados pelos pequenos negócios do setor da Construção e pela Indústria. No primeiro caso, 86% disseram que estão otimistas, já no segundo, foram 85% dos entrevistados.
"A expectativa para o ano é muito boa, em especial, porque os pequenos negócios estão focados no mercado interno e as crises internacionais não afetam tanto”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Porém, a competitividade aumenta e é preciso investir em gestão e inovação para o sucesso da empresa”, completa.
O estudo ouviu 5,6 mil empreendimentos de todos os setores – Indústria, Comércio, Serviços e Construção Civil, entre microempreendedores individuais, microempresas e negócios de pequeno porte.
Por porte
Na análise por porte, os dados indicam que o otimismo maior é entre os microempreendedores individuais. Para 83% dos entrevistados dessa faixa de faturamento, os três primeiros meses do ano também devem resultar em faturamento positivo ou estável.
Por fim, os dados revelam que 19% dos empresários de pequenos negócios planejam ampliar as contratações no início deste ano.
As empresas de pequeno porte são as mais otimistas quanto à geração de postos de trabalho, com 26% dos entrevistados que almejam aumentar o quadro de funcionários.