Administrador
Notícia
Contador que não atender empreendedor individual será excluído do Simples
Segundo a Agência Sebrae, a Receita Federal irá começar a fazer esse levantamento, para excluir essas empresas.
As empresas de contabilidade inscritas no Simples Nacional que não atendem gratuitamente os empreendedores individuais serão excluídas do programa, alertou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick.
Segundo a Agência Sebrae, a Receita Federal irá começar a fazer esse levantamento, para excluir essas empresas.
O órgão tem recebido grande número de reclamações sobre as empresas desse setor. Os empreendedores afirmam que elas estão se negando ou dificultando o atendimento.
Setor de contabilidade
O diretor de Tecnologia e Negócios da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), Carlos Roberto Vitorino, concorda com a ação da Receita, já que é uma determinação legal baseada em acordo antecipado.
Ele acrescenta que as exclusões podem ser muito significativas para o setor, que contabiliza mais de 31 mil empresas no Simples Nacional. “Dentro do sistema, essas empresas têm pelo menos 30% a 40% de redução tributária”, declara.
Futuros clientes
Já Quick afirma que os contadores devem mudar a sua opinião sobre os empreendedores, passando a enxergá-los como possíveis clientes. “Mas, para tudo isso, é preciso que a ação desse profissional vá além do mero atendimento burocrático e que ele se torne um orientador desses empreendedores”, diz.